Power Bi Funções Dax IF e ISBLANK corrigir VALOR EM BRANCO, Remover texto em branco no power BI

Power Bi Funções Dax IF e ISBLANK corrigir VALOR EM BRANCO, Remover texto em branco no power BI No vídeo de hoje vamos utilizar as fórmulas if e is Blank combinadas para resolver esse pequeno problema Observe que nesse momento eu tenho dados após eu fazer aqui um filtro por exemplo no m de.

Power Bi Funções Dax IF e ISBLANK corrigir VALOR EM BRANCO, Remover texto em branco no power BI

Fevereiro continua carregando meus dados mas se eu filtrar um mês a qual não tenha dados lá na base de dados carrega aqui em branco então como é que a gente resolve esse problema Lembrando que aqui.

Eu estou utilizando inúmeras fórmulas a divide a calculate eu est utilizando a fórmula Sam eu estou somando uma medida dentro de outra então tem n variáveis aqui n situações para a gente fazer esse.

Trabalho utilizando as fórmulas if e s Blank a aula de hoje tá imperdível então fica comigo até o final você tá montando um pequeno negócio e precisa de uma planilha para.

Administrar o seu negócio se você tá precisando de um profissional que desenvolva planilhas e que te passa um orçamento sem compromisso gratuito entre em contato com desenvolvedor Felipe ele.

É parceiro do nosso canal ele já trabalha conosco fazendo planilhas Eu recomendo porque eu já conheço o seu trabalho chama ele aqui no WhatsApp ó vamos entender na prática o exercício da.

Aula de hoje eu estou trabalhando com controle de segmentação de dados a qual eu posso fazer filtros por por meses nesse momento como meu filtro está como todos eu eu consigo ver todos os.

Dados a partir do momento que eu for filtrando por meses obviamente só vai carregar os dados nas medidas que contiveram na minha base de dados que é nessa tabela deixa eu mostrar aqui para.

Vocês ó na tb dados eu só tenho dados do mês de fevereiro e do mês de março ou seja vamos aqui na nossa área de design se eu filtrar aqui o mês de fevereiro.

Ó filtrei o de Fevereiro vai carregar os d de Fevereiro se eu filtrar Março vai carregar os dados de Março a partir do momento que eu filtrar um mês a qual não contenha dados naquela tabela Observe ó.

Nesse momento todas as minhas medidas vai carregar esse texto em branco e você há de concordar comigo que dessa forma não fica interessante elegante eu apresentar ao gestor Então como é que.

Corg isso só tem um detalhe aqui eu estou trabalhando com várias fórmulas diferentes nessas medidas Então vai ter medidas que eu vou ter que fazer de uma forma um pouquinho diferente das demais.

VEJA MAIS AQUI:

    Então é importante que você acompanhe o

    Que eu vou fazer em cada uma delas por exemplo ao selecionar essa medida aqui e eu expandi aqui a minha tabela de medidas ele vai me mostrar qual é a.

    Medida que está carregando as informações aqui ó repare que marcou ó essa daqui ó se eu selecionar essa medida aqui abaixo ó repar que vai marcar a medida referente a ela Então.

    Vamos selecionar essa aqui ó Então vamos começar por ela então eu vou clicar aqui para que eu possa ver a minha medida na barra de fórmulas e tá aqui a minha Dida Average Ou seja eu tô aqui e calculando.

    A média dessa coluna de acordo com o aete Então como é que eu faço para evitar de carregar aquele texto em branco quando não contiver dados é bem simples ó Observe que eu vou utilizar.

    Aqui a estrutura if o if nada mais é do que o c lá do Excel então se você já utilizou o c a função C do Excel você sabe perfeitamente que a gente faz uma verificação de uma expressão Ou seja a.

    Gente utiliza uma célula auxiliar verifica ela e retorna um valor tru caso a condição seja verdadeira e um valor falso caso a condição seja falsa né retorna um outro texto então por exemplo.

    O que que eu vou verificar aqui eu vou verificar se isso daqui para mim está vazio como é que eu sei se isso aqui está vazio ou não eu tenho uma fórmula aqui no power bi que se chama Blank ou.

    Seja está vazio então basta eu fazer o seguinte ó eu vou dar o shift enter só para identar o código aqui abaixo ó eu vou colocar o Blank ou seja Deixa eu só ajustar aqui.

    Blank Agora sim ó ou seja está vazio está vazio qu se isso daqui está vazio o que que eu quero que você faça então agora ó essa é a expressão que eu estou verificando o que que eu quero que.

    Retorne se essa condição fo verdadeira

    Eu vou colocar uma vírgula e aqui tá o resultado ó resultado trui o que que eu quero que seja retornado caso essas condição seja verdadeira ao invés de dar.

    Aquele texto em branco eu quero retornar o valor zero vírgula caso essa condição seja falsa você quer que retorne o qu ó eu avancei para o o argumento ó resulte false Então.

    Vou dar o shift enter só para identar aqui o código e novamente eu vou copiar a mesma fórmula eu só quero que você volte a somar caso contenha dados vou fechar aqui o par do Average.

    Shift enter e vou fechar aqui o parêntese da função if ó antes de eu dar o enter aqui juntamente com você eu vou só recolher aqui minha barra de fórmulas para que você entenda o que é que vai.

    Acontecer aqui nas nossas medidas ó repare nessas três primeiras medidas ó eu vou dar um enter repare que a fórmula foi ajustada não somente para essa medida como também.

    Para as duas de baixo por quê essa segunda medida reparo aqui na minha barra de fórmulas ó eu vou expandir dentro dela eu tenho uma medida ó que nada mais é do que a medida que.

    Acabamos de ajustar ou ou seja como essa medida ela é referente à medida de cima quando eu ajustei a de cima a de baixo também foi ajustada aqui o nome da medida geral média de horas atendidas.

    Que é exatamente esse cálculo que eu acabei de ajustar com você ó entendeu a lógica Então as demais que que são oras dessa de cima foram corrigidas agora vamos para as demais ó as outras medidas.

    Que não mudaram nada é porque elas são independentes dessas medidas Então essa daqui por exemplo deixa eu ver aqui na minha barra de fórmulas ela tá utilizando a fórmula.

    Então o que que eu vou fazer aqui ó aqui eu t fazendo uma soma então eu já posso copiar isso daqui o que que vou fazer ó vamos fazer novamente aquela verificação através do.

    If if shift ent para eu fazer aqui a quebra vou passar aqui o Blank aonde eu vou estar verificando isso isso é vazio É então se é vazio.

    Quero que em branco você retorna aquele o valor zero vírgula vamos imaginar que essa condição é falsa o que que eu quero que retorne eu quero que você volte a somar novamente os valores então eu.

    Copiei novamente a fórmula e coloquei o parêntese para fechar o if então eu vou recolher aqui minha barra de fórmulas Observe que eu vou dar o enter ele vai corrigir aqui novamente a fórmula a de.

    Baixo novamente se ajustou com a de cima porque elas são provenientes Ó essas duas essas duas medidas aqui são provenientes dessa então vamos lá para essa outra como é que eu faço ó aqui eu.

    Tô utilizando C então como eu tô utilizando aqui apenas uma fórmula nesse momento a lógica é a mesma como eu já apliquei para as demais quando eu tiver utilizando duas fórmulas aí você vai ver.

    Um pouco de diferença ó então aqui no C ó eu posso copiar isso aqui para quando a condição for verdadeira ele vai voltar a fazer esse cálculo para mim mas antes vamos.

    Verificar ele tá vazio Então eu vou passar aqui o if vou passar o is Blank Fecha aqui o par da função Blank Ou seja eu estou verificando se isso.

    Daqui está vazio se estiver vazio eu quero que você retorne o valor zero se não está Eu quero que você volte a fazer a soma perdão a contagem e vou fechar aqui o parêntese da função.

    If Observe que eu vou dar aqui o o entre juntamente com você ele vai corrigir essa fórmula repare ó a medida retornou o valor zero agora vamos se deparar com uma situação diferente ó eu vou.

    Selecionar essa medida vou expandi aqui na minha barra de fórmulas e vamos ver o que que ela faz ó aqui eu tô utilizando calculate com c ou seja aqui ela faz um filtro e.

    Depois retorna informações de acordo com critério Aí eu te pergunto aonde é que vai entrar o if e o is Blank antes do calculate Ou seja eu coloco aqui acima eu coloco entre o.

    Calculate o count ou eu coloco aqui embaixo se você respondeu entre o calculate o count OK tá correto então vamos aqui à prática ó primeiro eu vou copiar isso aqui até porque vou ter que.

    Repetir caso a condição seja verdadeira então eu vou copiar isso aqui aqui eu vou utilizar o if shift enter vou utilizar aqui o Blank e o que que eu est verificando se.

    Tá vazio ou não isso daqu Ó então se é isso então eu fecho Blank L que já havia uma vírgula aqui então se essa condição aqui for verdadeira basta colocar um zero.

    Aproveitando a vírgula que já tinha na F caso a condição seja falsa o que que eu vou fazer ó se for falso shift enter eu vou colar a estrutura que eu havia copiado e fezo com o parêntese do.

    IF repare E por que que deu esse erro lembra que havia uma vírgula antes para que eu pudesse mudar de critério Então vou colocar novamente a vírgula e agora.

    Sim ó vou dar um enter e repare não há mais o erro não sei se eu fiz muito rápido ó novamente ó O que que a gente fez aqui ó eu utilizei.

    O if juntamente com o isbank aonde eu estou verificando se esse rapaz aqui está em branco se tiver em branco eu quero que você retorne zero se não eu quero que você conte e em seguida eu.

    Quero que você filtro de acordo com isso daqui entendeu a lógica se eu fiz muito rápido só para lhe ajudar mais uma vez ó aqui eu vou fazer a mesma situação então o que que eu faço aqui ó.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Ib6zjpqysfY

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem