Folha de Chamada Escolar no Excel Facinho de Fazer

Folha de Chamada Escolar no Excel Facinho de Fazer Como criar uma ficha de frequência escolar no Excel na aula de hoje vamos criar a versão 2.0 da ficha que havíamos criado Então vamos criar esse modelo aonde você vai poder desconsiderar os.

Folha de Chamada Escolar no Excel Facinho de Fazer

Sábados e domingos não vamos ter checkbox para que você possa estar marcando acidentalmente os finais de semana e vamos trazer a quantidade de dias úteis referentes ao mês selecionado.

Vamos criar uma ficha bem personalizada e customizada Conforme você comentou na aula passada no vídeo passado criamos essa ficha de presença escolar essa.

Folha de frequência para que a gente possa controlar de forma fácil a frequência dos alunos e com certeza tanto a você como a mim deu bastante ensai tanto é que nos comentários eu.

Recebi três comentários pontuais e eu resolvi aplicar no vídeo de hoje para que possamos criar uma versão 2.0 dessa planilha Então vamos tentar entender aqui as sugestões ó a primeira sugestão.

Foi do nosso amigo Robério aonde ele sugere que no minuto 10 Ele pergunta se não seria funcional utilizar a função transpor ao invés da coluna auxiliar já eu entro nesse mérito Muito obrigado.

Obrigado meu amigo Roberto e também foi aqui ó super assertiva a nossa amiga diquinhas da Lena onde ela faz aqui duas sugestões aonde ela pontua dois assuntos ó glon para os sábados e domingos seria.

Interessante que as caixinhas não ficassem visíveis ou desabilitadas ou seja ela tá querendo que a gente desabilite aqui as colunas que são sábado e domingo para que Possivelmente.

A pessoa não marque de forma acidental e um outra mensagem dela também muito interessante é estou curiosa como salvar dados e limpar para o mês seguinte então vou pegar Du dessas três mensagens.

Aplicar no vídeo de hoje já aqui com o arivo auxiliar tá disponível aqui para que você poss baixar no primeiro comento do vídeo tem esse arquivo auxiliar juntamente com o.

Link do vídeo que eu ensino a instalar as checkbox Então vamos primeiro aqui pegar a sugestão do nosso amigo Rober eu tenho aqui uma coluna oca que utilizei na aula passada Justamente a.

Coluna auxiliar deixa eu clicar aqui em resibir Então essa coluna eu utilizei aqui aula Deixa eu só exibir aqui barra de fmul eu utilizei aula secia combinada com a fmul dia eê para queesse gerar os.

VEJA MAIS AQUI:

    Dias do mês de acordo com o mês

    Selecionado essa fmul infelizmente ela não gera os valores no formato horizontal só na vertical e a sugestão do nosso amigo casa bem com.

    A nossa necessidade realmente a função transpor ela tem o poder de pegar dados na vertical e lançar na horizontal Então vamos tentar entender aqui ó eu vou apagar esses dados.

    Ó que que eu vou fazer aqui ó igual vou estar aqui ó transpor ela me pede apenas uma matriz então a matriz é o intervalo a qual eu quero transportar os dados ó Então vou pegar até aqui que no máximo.

    Vai até o dia 31 e vou aqui dar um enter ó e tá aí já retornou todos os valores ó só que repare ó eu tô aqui no mês de junho o mês de junho tem 30 dias aí o que que.

    Acontece aqui na minha última célula ele acaba ficando com esse 00er se eu selecionar aqui um mês a qual tem 31 dias ele fica exatamente como eu gostaria se eu sar aqui o mês de.

    Fevereiro esse mês desse ano ele é bissexto Então como é que ele se comporta ó Então até comentei ao nosso amigo lá nos comentários do vídeo porque que eu não utilizei essa fórmula eu.

    Fiquei pensando será que não tem uma outra forma de também chegar ao mesmo resultado e tem isso isso isso isso isso e eu vou te mostrar agora ó repare ó eu vou apagar esses valores não vou.

    Precisar mais deles e também não vou precisar mais dessa coluna auxiliar para chegar ao mesmo resultado o que eu vou precisar é apenas criar um segunda forma o que eu vou precisar é criar apenas uma.

    Segunda fórmula auxiliar e utilizar essa que você aprendeu na aula passada que é a função f então a fórmula auxiliar que eu vou criar aqui se chama data pon valor e ela vai fazer o que ó texto data.

    Basicamente ela vai montar uma data para

    Mim então eu quero o primeiro dia do mês selecionado então o que que vou dear aqui ó entre aspas duplas o primeiro dia do mês eu vou concatenar aqui com o mês.

    Que eu vou selecionar aqui nessa lista suspensa e vou concatenar com o ano que eu posso também selecionar nessa outra lista suspensa ó repare já retornou aqui Um valor o que que eu vou fazer aqui ó.

    Eu posso mesclar aqui para que a gente possa visualizar aumentar a fonte Mas vamos aqui fazer de uma outra forma eu vou selecionar essas três células clico o botão direito e vou na opção formatar.

    Celas repare ó eu vou selecionar aqui a opção data eu quero is visualizar isso aqui no formato de data só isso ainda não vai resolver o meu problema eu quero ainda ver o valor então como eu disse eu.

    Posso simplesmente fazer isso aqui ó P Inicial e mesclar e tá aí já o valor mas eu vou desfazer vamos fazer de outra forma aproveitando essas três células selecionadas eu vou clicar com o botão.

    Direito vou na opção formatar células e vou agora na opção alinhamento aqui onde tem ó horizontal eu vou mudar nessa caixinha para centralizar seleção e posso dar um ok e.

    Tá aí ó o nosso texto não está mesclado ó e ele já fica Centralizado aqui dentro do intervalo bem interessante ó agora vamos criar a fórmula igual eu vou apontar para essa célula que é a que.

    Contém a data e vou dar um enter repara que retornou o dia um dessa data já retornou no formato dia um porque ele já tá formatado para esse ó formatar células vamos aqui em número e observe ó.

    Tá como personalizado e está aqui ó com a letra D duas vezes por isso que retornou o número um e vou dar um ok o que que eu vou fazer agora ó Nessa célula do lado eu vou utilizar aqui uma.

    Fórmula c a fórmula C ela vai me pedir aqui um teste lógico então eu vou pegar o valor dessa célula Observe que eu cliquei na célula do lado eu vou verificar se ele é.

    Menor do que esse valor aqui ó Observe ó vou clicar sobre essa célula eu vou travar mesma pressionando F4 ponto e vírgula o que que eu vou falar aqui para ela ó se.

    O valor que está em C6 for menor do que o último dia do mês selecionado eu quero que você pegue o conteúdo que tá na séa C6 que é essa ca do lado e some mais um senão eu quero que você deixe vazio essa.

    Célula a qual estou digitando a fórmula e dou enter e repar que retornou número dois por quê o primeiro dia obviamente ele é menor do que o último dia do mês selecionado entendeu a lógica se você.

    Entendeu Ó o que que eu vou fazer ó basta agora eu arrastar ó arrastei e tá aí já a fórmula pronta repare ó o mês de fevereiro de 2025 ele não é bisexto então ele vai até o dia 28 já o mês de.

    Fevereiro desse ano ó de 2024 ele é bto e retornou até o dia 29 aparentemente tá funcionando vamos pegar o mês de 31 dias ó Janeiro agora vamos pegar o mês de 30 Abril Então tá funcionando perfeitamente.

    Sem a necessidade daquela coluna auxiliar agora vamos ver se é possível a sugestão da nossa amiga ela quer inibir sábado e domingo de teclas checkbox isso simplesmente não é.

    Possível E por que não é possível Por que não então para isso a primeira coisa que eu vou ter que fazer é descobrir o dia da semana ao invés de eu ter o número do dia eu precito nome do dia.

    Então como é que eu faço ó se eu fizer assim ó igual a isso daqui e der um enter ele vai retornar exatamente o que tá aqui abaixo Aí eu clico o botão direito sobre ele vou na opção formatar.

    Células repare que tá com a letra D duas vezes por isso que retorna O número do dia se eu acrescentar aqui um terceiro D repar que retorna o t e dou um ok que que eu vou fazer aqui ó basta eu.

    Arrastar agora até a última célula então eu já tenho aqui os dias da semana esses dias que não dá dando para ler provavelmente deve ser os domingos Então deixa eu só alargar um pouquinho aqui a.

    Minha coluna e agora sim ó já dá para visualizar agora vamos aplicar uma formatação condicional ah nas colunas que tem como cabeçalho sábado e domingo.

    Primeiro eu vou fazer para o domingo ó então basta eu selecionar aqui ó esse intervalo eu vou aqui em formatação condicional na opção ó regras de realç das células aqui tanto faz escolher é.

    Igual a como a opção texto que contém eu vou escolher essa daqui ó eu vou estar aqui o texto ó que contém Aonde tiver Dom eu quero colorir ó se você reparar aqui eu já tenho ó um preenchimento já.

    Previamente pronto e ele não Coloriu ou seja Aparentemente o Excel não tá reconhecendo que esse texto aqui é dom por que que eu tô dizendo isso Ó eu vou aqui ó dar um ok ele não aplicou agora.

    Se eu digitar manualmente sobre essa célula o texto dom ele Coloriu ou seja o texto que eu estou vendo realmente é dom mas o Excel não tá entendendo que realmente é o dom não sei se ficou muito.

    Claro para você então o que que eu vou fazer aqui ó eu vou só desfazer e ao invés de eu utilizar igual a célula de baixo fazer uma formatação eu vou fazer de uma outra.

    Forma eu vou apagar tudo isso aqui e o que que eu faço ó igual vou utilizar aqui a fórmula texto a fórmula texto me pede um valor e o formato que eu quero eu vou clicar sobre a séa de.

    Baixo que é exatamente o que eu quero retornar ponto e vírgula e o formato eu quero o dia da semana então como vimos é a letra D três vezes fecho o pares posso dar um enter e tá aqui ó aparentemente.

    Você não vai perceber muita diferença vai retornar exatamente os mesmos T que havia só que agora o Excel consegue interpretar que esse dom realmente é dom de domingo porque ele tá provavelmente.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=CE9H5bYsxog

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem