Como Criar um Dashboard no Excel

Como Criar um Dashboard no Excel Olá bem-vindo a mais esse vídeo do guid Excel Sou professor e consultor Marcos riper e esse é a última parte da nossa planilha profissional de vendas nela nós iremos criar então o dashboard que conclui então todo o nosso desenvolvimento se você gostou desse vídeo deixe seu like se inscreva no canal comente deixar o seu like nos ajuda também nos ajuda muito a compartilhar para mais pessoas mas também te ajuda a receber o conteúdo do nosso canal quando você dá um joia você tá dizendo eu quero receber esse conteúdo Então você vai acabar sem tendo.

Como Criar um Dashboard no Excel

Nossas notificações então ajuda e ajuda você também para download dessa planilha tá gratuito O link tá aqui embaixo na descrição também te convido a ser meu aluno curso Excel completa uma formação profissional que vai desde Excel básico até a programação VBA Ele tá em 10 vezes sem juros nele você tem 11 cursos no total mais de 160 horas 164 horas para ser mais exato todas com acesso vitalício e certificado nele você vai ter desde o Excel básico até a programação VBA Excel básico avançado.

Avançado dois com Matriz dinâmicas você vai ter então Excel dashboards você vai ter Power query dax Power bi agora tem um novo curso também de Word então é muito realmente muito completo você tem PowerPoint também então é realmente uma formação muito profissional não só de Excel mas também com o Word PowerPoint e também com Power bi tudo isso dentro da formação vitalícia Além disso toda vez tiver uma atualização com novos cursos e novas aulas você recebe também como foi o caso do noo curso de Word que entrou.

Agora a semana passada e todos os alunos receberam Tá bom também damos descontos para grupos então se você tiver um grupo aí de 10 pessoas pode entrar em contato que a gente faz um preço ainda melhor o que é incrível porque o curso benefício é realmente muito muito bom do nosso curso e também te deu 30 dias de garantia não gostou entra em contato que a gente cancela na hora eu tenho certeza que esse curso vai fazer diferença na sua vida profissional ok Então é isso vamos ao nosso.

Vídeo vamos lá então pra última parte da nossa planilha de vendas bom nessa planilha de controle de vendas a gente já passou por várias aulas onde Nós criamos o menu a estrutura Nós criamos aqui o cadastro de clientes o cadastro de fornecedores de produtos de os lançamentos de compras com filtros tudo automatizado totalizadores vendas mesma coisa todos padronizados você tem também os relatórios com esse menu de relatórios relatório de vendas onde você pode selecionar aqui o filtro do fornecedor o.

Período também a situação se você quer pago em aberto todas tudo isso você aprendeu a fazer nas outras aulas se você tá vendo essa primeira aula agora tá vendo essa direto caiu direto essa dashboard na playlist tem tudo tá todas as aulas mostrando desde como ela funciona essa planilha e também tem criando menu criando os cadastros criando os relatórios e agora nós vamos criar então o dashboard Lembrando que o dashboard e os relatórios eles são sempre pensados lá no começo Como assim quando a gente começa a fazer um projeto a gente já pensa na saída dos dados que.

Informação eu quero tirar dele quero tirar dessa planilha então é ali que a gente pensa começa a estruturar começa a planejar a nossa ferramenta tá então isso é importante Tendo isso em vista daí fica fácil da gente montar os relatórios dashboard Tendo também a conhecimento para isso ok então aqui vamos lá fazer o nosso dashboard dashboard tela limpa nós temos também essa planilha de cálculos a planilha de cálculos é onde nós iremos montar todos os cálculos a parte visual do dashboard vai ser feita depois esses cálculos ok.

Porque os cálculos vão ficar todos separadinhos todos organizados aqui tudo de uma forma bem mais prática Ok então aqui em B4 você vai colocar vendas abaixo dele você pode colocar aqui uma barrinha tá pode colocar assim ou se quiser vamos colocar aquela Barrinha que a gente tá usando direto que é essa Barrinha aqui ó dessa corzinha aqui tá deixa eu colocar aqui cor da linha assim e daí vamos pintar ela aqui ó tá então vendas ali dá.

Um esque e deu vendas logo abaixo dele a gente vai fazer uma tabela dinâmica uma tabela dinâmica é é uma ferramenta incrível que foi criada muito tempo atrás e pouca gente utiliza infelizmente e é uma das principais ferramentas talvez a melhor ferramenta dentro do Excel porque ela consegue resumir dados de uma forma muito rápida e também ele é muito versátil você pode alterar ele de uma forma bem fácil então o que nós queremos aqui é o total de vendas Isso vai ser utilizado num Card depois para isso nós vamos fazer assim ó arquivo ah.

Inserir tabela dinâmica e ele vai perguntar onde é que tá o meu intervalo quais são o meu intervalo de dados o intervalo de dados de vendas vai ser vendas Então vou vir em vendas aqui vou selecionar com cabeç meus dados e vai aparecer assim ó T venda e vai ficar assim não sei porque ali uma hora deu uma travadinha mas eu digitei e foi é que eu tô com uma versão Bet insider pode acontecer isso mas tudo bem digitei e deu Ok então criar a tabela dinâmica ficou assim vazia Então a gente vai colocar então o valor total dela aqui.

Para isso vai ser só a soma do valor total aqui ó valor total da venda né tá aqui ó soma do valor total da venda Ok o padrão que eu criei aqui para pro nosso dashboard você pode pegar ele por aqui ó foi esse o padrão que eu criei Se não me engano Esse tá bom pode usar esse Ou pode usar eu tinha criado um outro mas tá bom Ok tá tudo bem não faz mal não faz mal tá bom então esse aqui é o padrão que a gente vai utilizar soma do valor total aqui você pode vir também E.

Formatá-lo no caso eu vou colocar no formato de moeda vai ficar assim então o nosso valor ok muito bem Então tá aqui vendas logo acima dele nós vamos criar Então o próximo vai ser aqui na coluna D deixei aqui uma coluna de espaço ó uma coluna reduzida de espaço e eu vou colocar comissões pode copiar ela Inclusive a tabela dinâmica e colar aqui direto Como eu disse é muito versátil como a parte de comissões também é oriunda da parte.

VEJA MAIS AQUI:

    De vendas então basta que eu trocar o nosso campo aqui do valor total e nele eu vou colocar então o valor de comissão

    Vou vir aqui vou arrastar para fora e vou selecionar então comissão e pronto tá ali ó inclusive já tá formatado como você pode notar ó valor soma de comissão já tá bom assim tá então comissão e vendas já tá ali os nossos dois cards iniciais daí nós temos valor pago deixa eu copiar de novo vou colar para.

    Cá valor pago o valor que foi pago no valor que já foi pago que a gente recebeu de dinheiro Então vou selecionar aqui vou tirar a comissão e daí nós vamos pegar valor pago e colocar aqui por ele tá pra direita e não tá para baixo primeiro questão de organização já começa por aí segundo Se eu tentar fazer isso e colocar para baixo e de repente eu trocar a tabela dinâmica tiver um alguma coisa de atualização ele vai dar um erro então a gente nunca Coloca nada do lado embaixo da tabela dinâmica tá aqui tem.

    Até uma coluna só normalmente coloca até mais colunas mas aqui como é um caso bem estanque então pode ser feito assim Tá eu já sei exatamente como vai funcionar Então tá ok antes a gente coloca até umas colunas a mais aqui pro lado para dar um espaço porque na hora que ele abre a tabela dinâmica e ele vai dar um erro ele pode dar um erro de mensagem ó se eu vi aqui colocar fornecedor ele vai jogar pro lado porque eu tenho uma coluna só certo mas ele foi lá e sobrepôs os dados que eu tinha na coluna e então se eu colocasse mais alguma informação produto fornecedor ele ia.

    Jogando para porque ele tá no formato de jogar para baixo mas se eu jogar aqui ó produto ele já vai dar um erro dizendo que não pode sobre pôr outros dados tá então é por conta disso que a gente faz assim a gente não Coloca embaixo e dá um espaço pro lado também então tá valor pago você pode copiar assim Pode copiar assim e cola aqui pro lado e o restante aqui vai ser restante Ok então o restante eu vou pegar esse aqui vou tirar o soma de valor pago vou botar o restante aqui e.

    Tá ok inclusive que ele tá trazendo a formatação O que é bem legal não é então vou pegar agora quantidades vou pegar a soma de itens vendidos vou pegar aqui vou jogar pro lado de novo e aqui vai ser vendidos muito bem e aqui eu vou tirar este e vou colocar então soma de quantidade Campo quantidade aqui em som de vendidos tá bom salva tudo ali né pra gente poder salvar então tá ali a nossa informação toda que nós temos os cards iniciais que vão aparecer em cima do.

    Nosso dashboard Vamos criar agora os outros dados que são pros gráficos tá então logo aqui ao lado eu vou colocar aqui comissão por vendedor Opa deixa eu copiar esse aqui vai ser bem mais fácil não precisa fazer aquela Barrinha embaixo comissão por vendedor Ok deixa por fornecedor copia e cola apaga esse aqui para ele copiar a linha do lado ó para copiar a linha embaixo certo que eu vou precisar duas colunas aqui copia de novo.

    Esse joga pro lado e simplesmente você vai vir aqui e vai arrastar os campos que eu preciso no caso eu não quero quantidade eu quero fornecedor então ele fez um filtro uma os dados agora por fornecedor e agora eu quero também o valor da comissão então qu comissão por fornecedor quanto que eu recebi de cada um deles tá aí aqui logo acima Você pode escrever fornecedor e ao lado você pode escrever comissão comissão espaço se deu isso porque ele tá dizendo que já existe aquele Campo por isso que deu essa mensagem tá vendo Então deu um espaço em.

    Branco e resolve o problema eu posso utilizar o mesmo nome que eu tenho aqui tá ou senão Coloca outro valor de comissão qualquer outra coisa que você queira também vai funcionar vou tirar o Total Geral que eu não preciso dele não vou utilizar no gráfico tá então eu vou tirar aqui ó totais filtros desmarca os dois dou um ok e vai ficar nesse formato aqui tá bom fornecedor e comissão formato já tá ali Tá tudo perfeito então muito bem vamos para itens mais vendidos.

    Copia as duas linhas cola para cá ó tá vai ficar assim itens mais vendidos na verdade vai precisar de até mais colunas eu vou jogar aqui mais pro lado até a coluna t tá bom daí você copia esse copia copia copia até a coluna T dou aqui pro lado beleza copia tudo aqui ó comissão fornecedor e cola tudo aqui e você já tem a informação deixa eu apagar isso aqui porque ele tava formatado aqui já tá Depois a gente.

    Vai fazer junto por isso que eu tô colocando assim tá então tá aqui os dados ó fornecedor muito bem vou

    Selecionar vou desmarcar o fornecedor tirar ele e vou botar ele por produto que é os itens mais vendidos produtos mais vendidos vou tirar a comissão e vou pegar aqui o valor total perfeito tá aí ó todos os valores totais legal deixa eu pagar as fórmulas que tem aqui para baixo Opa tudo bem Aqui para baixo também deixa eu pagar que a gente vai fazer junto tá bom então ficou assim.

    Ó itens mais vendidos tá fornecedor e soma de valor total legal agora eu vou classificar essa informação aqui do maior pro menor por soma de valor para isso você vai vir aqui mais opções de classificação cliquei aqui ó mais opções de classificação e eu vou colocar decrescente por ordem de soma de valor total tá vendo vou dar um ok e olha só o que nós temos agora a informação tá desse jeitinho que a gente queria ali também tá então ficou organizado agora.

    Do mais vendido pro menos vendido valores com relação a valores ao lado nós vamos criar uma tabela essa tabela auxiliar nós iremos plotar ela depois dentro da dentro do nosso dashboard Então a gente vai usar uma foto dela que vai sempre se atualizar automaticamente dentro do dashboard nós vamos fazer aqui o cálculo então para você vai fazer assim ó produto Lembrando que o a fonte que nós estamos utilizando é essa shift semicolon Então você vai aplicar ela também aqui nessas colunas aqui ok e.

    Aqui na fonte você vai utilizar a mesma não A fonte é igual tá OK eu acho que não tem problema tá assim mesmo produto OK logo aqui abaixo deixa pegar a cor desse vou pegar a cor aqui vai ficar mais fácil vai tirar o formato mas tá bom Ok tá bom pode ser verde ou pode ser preto al vai ficar melhor muito bem ótimo então agora nós iremos fazer uma função pra gente trazer essas informações se nós temos logo aqui ao lado então eu vou.

    Fazer assim ó igual C C abre parênteses a informação desta coluna for então for igual a vazio então vazio se não traz mesmo ele mesmo o A7 tá bom fech parênteses dou ent olha ali perfume importado isso vai fazer com que a nossa tabela seja criada então eh dinamicamente deixa eu ver se não vai arrastar o item em cima seja criado dinamicamente até os 10 itens como ele já tá em ordem então eu já já posso deixar dizer que ele tá sempre vai pegar os 10 primeiros se não tiver 10 ele vai.

    Trazer somente o que tem Senão ele vai trazer em Branco 1 2 3 4 vamos ver aqui quantos tem 7 mais 3 10 ok ótimo mesma coisa pro valor também então no valor também V fazer a mesma coisa por isso que eu deixi assim não travei coloi aqui ó já pegou então pegou os valores vou aplicar ele aqui ó com o formato de moeda tá então ficou assim pode pintar um pouquinho se quiser ver é por causa do zoom que fica assim tá muito bem e agora.

    Eu vou pegar também o valor total então no valor total eu vou fazer assim ó igual C abre parênteses P7 que é aquele valor que eu tenho aqui ó P7 não vou clicar direto que vai pegar dados de tabela dinâmica então para você não pegar eu vou digitar assim direto ó P7 for igual a vazio então sesse set que é o nosso valor que nós temos aqui tá vai ser então dividido por soma abre parênteses eu vou pegar os dados que eu tenho aqui da P7 tá até até tudo tá Vou botar aqui ó até um zer até.

    10.000 100.000 1 milhão se você quiser coluna toda tanto faz tá pode somar a coluna toda tanto faz botar 1 milhão aí já é bastante coisa dar um enter ali tá então se for diferente Opa eu botei igual Se for igual vazio então vazio desculpa então vazio Senão Agora sim então vazio sen não faz o cálculo de dividir esse valor pela soma do total que eu tenho aqui agora sim tá certo tá então deixa eu travar algumas coisas aqui eu vou travar os campos de soma tá esses campos de soma ali e agora tá.

    Certinho os 10 itens ali claro que não vai dar 100% porque ele tá pegando os 10 primeiros itens que são responsáveis por 80% das vendas esses 10 itens são então 80% das vendas são os itens principais que nós temos aqui muito bem e aqui eu vou fazer então uma formatação para que fique bonitinho Ok então para isso Primeira coisa eu vou pegar a fonte primeira coisa de tudo selecionei vou colocar a mesma fonte Tá ok e agora eu vou aplicar então formatação condicional nova regra ou.

    Nova regra e nela usar uma fórmula para determinar quais células devem ser formatadas tá então eu vou colocar aqui igual mod abre parênteses LM abre e fech parênteses ponto vírgula 2 for igual então a zero tá porque eu quero que não pegue a primeira que esse mod LM do o que que essa fórmula faz fórmula maluca né mod é o resto da divisão Tá então o que significa se eu dividir 3 div por 2 vai restar 1 é esse Um que ele vai retornar ali certo então qualquer número.

    Ímpar vai retornar sempre um quando eu estiver dividindo por dois e é o que ele tá fazendo ó ele pega o número da linha por exemplo linha 7 7 dividido por 2 é igual a zer resto da divisão não é igual a 1 então ele não vai fazer 8 div por 2 o resto da divisão é igual a zero é é zero então por isso ele vai fazer tá então isso aqui que a gente tá aplicando e fica dinâmico e com isso eu consigo fazer isso aqui ó deixa eu pegar a fonte Puxa vida eu não tenho aqui a cor exatamente eu vou pegar essa cor aqui só.

    Para não perder a fórmula e agora eu posso pegar aqui a cor também foi essa cor aqui que eu apliquei ou essa daqui eu quero pegar aquela cor que eu tinha botado nos relatórios acho que foi nas V aqui essa cor aqui que eu quero pegar control um preenchimento mais cores copia volta para lá paraos nossos cálculos seleciona qualquer item ali tá para Inicial formatação condicional gerenciar regras editar regra formatar mais cores e aqui tá bom então só peguei.

    Lá voltei para cá e apliquei apliquei apliquei e Ok então ficou mais bonitinho tá então ficou desse jeitinho aqui e eu posso ainda pegar e dar uma melhorada melhoradinha que eu vou dar é colocar ele Centralizado tá ficou bem mais bonitinho assim ó tá bom legal então esse daqui foi dos itens mais vendidos nós vamos criar agora as vendas por mês Isso vai ser utilizado depois com um gráfico tá então eu vou copiar pode pegar esse ou pode pegar um outro pode ser esse mesmo tem importância copio.

    Esse aqui vou colocar aqui então em V colo ele aqui inho e no V eu vou criar Então a nossa tabela de vendas essas vendas vai ser por total de meses de de data tá então eu vou tirar o produto daqui vou pegar a data vou arrastar para cá olha só o que aconteceu Ele já criou automaticamente vários ã divisões dessa data ele não colocou a data exatamente ele colocou um mês ele criou mês criou dia e criou data como é que ele fez isso.

    Eu vou tirar tudo para te mostrar botão direito agrupar tá vendo e daí ele fez um agrupamento de meses e dias e você pode fazer isso aqui também tá você pode vir aqui e colocar por horas dias meses segundos anos tá então vou colocar por meses ele vai criar então aqui por meses esses agrupamentos tá então eles vão ficar aqui disponíveis muito legal e Aqui nós temos então ele já tá por soma de valor total né já tá por soma de valor total e é isso aí mesmo então tá feito aí agora.

    Pro lado eu vou copiar e vou colocar também até a coluna Z aqui e vou criar um auxiliar para ele que vai ser utilizado para ficar numa sequência lógica as coisas então eu vou colocar aqui ó do ladinho mês Opa mês ano ó mês e valor e aqui eu vou colocar então assim ó jan né que são esses mesmos nomes que eu tenho aqui ó já tem todos aqui eu não vou nem fazer de novo aqui ó colar especial valores portanto aqui.

    Todos os nossos valores são esses campos que a gente vai somar G até dezembro e agora soma CS soma CS abre parênteses que pode aparecer em outra ordem pode não aparecer um fil pode ter um filtro e não ter aquele mês pode não ter mesmo aquele mês então a gente tem que aplicar um soma intervalo de soma bom nunca vai passar daqui concorda comigo então pode ser até ali F4 ponto e vírgula qual o intervalo de critérios o intervalo de critérios vai ser Então a nossa coluna de fornecedor selecionar tudo aqui coluna de fornecedor tá eu até penso aí.

    Pode ser que de repente tem algum vazio no meio né eu vou colocar uma linha mais só para garantir Não Faz Mal uma linha 10 linhas a mais não vai pesar tá E qual é o critério que eu vou aplicar ponto e vírgula o critério vai ser esse critério logo aqui ao lado vou dar um enter só para ficar organizadinho aqui ó Fechou então aqui eu vou travar somente a coluna fecho parênteses dou enter então primeiro qual o intervalo de soma segundo intervalo de critérios terceiro Qual é o critério.

    Então é para aí ele vai somar somente quando for Janeiro tá bom independente da ordem cliquei ele já criou então automaticamente aqui os nossos Campos arrastou aqui e fez a soma e é isso então todos os campos aqui de cálculos já estão prontos toda a parte de cálculos e agora nós vamos começar então a criar visualmente o nosso dashboard para isso primeira coisa nós vamos clicar aqui e vamos criar eh segmentações de dados clica sobre ele.

    Segmentação de dados e nele nós vamos fazer segmentação deixa eu ver se é por meses se eu não me engano meses anos e fornecedor Então a primeira coisa que eu vou fazer aqui a gente tinha feito um agrupamento né aqui ó agrupamento por mês e por ano por mês então eu vou agrupar também por anos e vou dar um ok o que vai acontecer ele jogou o anos ali eu não quero vou tirar o anos daqui mas ele não saiu tá aqui embaixo ó ele continua existindo certo é isso que eu queria mesmo então eu vou clicar aqui em.

    Segmentação de dados vou adicionar anos meses e fornecedor vou dar um ok e olha só já criou automaticamente essa form esse filtro ele está ligado somente com essa tabela dinâmica tanto que se eu clicar aqui ó ele vai filtrar esses dados aqui dessa tabela dinâmica somente não tá filtrando dos outros como é que eu faço para que ele seja aplicado também aos outros Você vai clicar o botão direito vai clicar aqui em conexões de relatório e vai marcar todos os relatórios que você quiser no meu.

    Caso nosso caso aqui são todos mesmo então você vai marcar todos mesma coisa para todos não tem como você fazer todos de uma vez só então você tem que pegar cada segmentação de dados e fazer isso aqui tá bom não aparece essa opção se você fizer assim ó se você não fizer dessa forma então cliquei aqui arrastei eu tô usando espaço tá para baixo e espaço setinha para baixo e espaço e marquei todas então primeira coisa aqui eu vou pegar então nossos anos vou colocar aqui Opa que eu fiz Beleza vou colocar para cá anos.

    Coloquei aqui botar um pouquinho para baixo vou pegar aqui então cálculos vou pegar meses vou colocar para cá também e agora vou pegar o fornecedor colocar para cá também tá bom então ficou desse jeito aí vamos reduzir ele um pouquinho e vamos formatar botão direito configuração de segmentação de dados ocultar itens sem dados então quando não tiver dados ele vai ficar assim não vai aparecer aqueles itens Fantasmas ali embaixo posição aqui não.

    Vamos mexer ainda mas tem um propriedade aqui que eu quero aumentar a quantidade aqui aumentar a quantidade de colunas vou botar assim ó três colunas Então se tivesse três anos ia colocar tudo numa linha só vou reduzir aqui ficar desse tamin tá bom muito bem se você quiser mudar o nome também pode tá configuração tá anos ali ó anos data pode colocar Só anos tá anos colocar ali assim desse jeito meses.

    Então aqui mesma coisa daí nesse caso também vou colocar três colunas nele que não precisa aqu elele tanto ocultar itens sem dados meses meses D Ok e vai ficar assim como sempre vai ter desse tamanho então eu sei exatamente qual o tamanho que vai ficar já ajusta ali fornecedor a gente não sabe o tamanho que vai ficar então eu eu mantenho ele assim tá pode aumentar ele tá colocar do jeito que você quiser já tá funcionando dá um salvar aí né para garantir clica sobre.

    Ele segmentação de dados você pode utilizar a segmentação que você quiser deixa eu ver qual foi a segmentação que eu utilizei no outro ali eu acho que foi esse Verde aqui é foi então aqui a segmentação ficou desse jeito aqui tá bom então tudo que a gente filtrar agora aqui vai ser filtrado em cálculos que vai ser aplicado tudo aqui também na nossa tabela agora nós vamos clicar aqui em meus dados vou copiar essa célula aqui tá deixa eu ver tá fora já beleza vou fazer assim ó copia botão.

    Direito colar especial imagem ele vai pegar desse jeito aqui a nossa imagem correto recorta ela vou colocar aqui em dashboard vou colar ela aqui tá E agora eu vou dar uma melhoradinha vou subir descer esses campos aqui né para ele caber ali em cima que é o dashboard daquela empresa Então vamos colocar a logomarca da empresa vamos arrastar para cá ó legal como é que eu faço pra gente mudar a mesma logo a gente viu em outras.

    Aulas simplesmente você vai fazer assim ó igual minha logo lembra que a gente fez aquele Campo nomeado então se eu mudar ali agora em meus dados ó se eu tirar para for tirar ele ali né em dashboard você vê que ele não aparece mais porque ele só vai aparecer o que tem exatamente naquela célula Tá então Ctrl Z vou botar Opa aí botar exatamente onde tava e tá aí ó tá então tá ali dentro da célula de novo da célula chamada minha logo então já vai aparecer dashboard Tá ok salva aí muito bem agora.

    Nós vamos criar os nossos cards para isso você vai clicar em inserir deixa eu ver onde é que tá aqui o botão texto caixa de texto muito bem muito bem e daí nós vamos criar aqui os nossos cards o Card vai ficar mais ou menos nessa altura Aqui tá o principal é o primeiro o primeiro é o que a gente mais vai mexer nele porque daí os outros vão você cópia tá mais cores de preenchimento ou melhor vou clicar aqui eu já sei mais ou menos a cor que eu quero esse cinza aqui ou até um cinza mais claro acho que é esse cinza aqui ó tá.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=1FyX7TuUEdg

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem