Script para Criar Lista Suspensa com Nome das Guias da Planilha Google Sheets

Script para Criar Lista Suspensa com Nome das Guias da Planilha Google Sheets Nesta aula Vamos trabalhar com script para criar uma lista suspensa com os nomes das guias de uma planilha Google extensões éps editor aberto clica em sobre projeto sem.

Script para Criar Lista Suspensa com Nome das Guias da Planilha Google Sheets

Título eu vou renomear para macros renomear e este my function eu vou trocar por um nome mais familiar eu vou chamar Esta função dele estar guias.

E dentro desta formation Primeiro passo é referenciar a planilha planilha vai ser igual a espírito abre e fecha parênteses e ponto e vírgula e eu preciso de uma variável.

Para armazenar os nomes das guias mar eu vou chamar esta variável de nome guias vai ser igual e abre e fecha colchetes e fecha a Nico com ponto e vírgula na sequência.

Precisamos fazer um laço para percorrer todas as guias da planilha e capturar o nome de cada guia nós vamos trabalhar com um laço forte abre e fecha parênteses e abre e fecha a chave.

Deixa eu subir um pouco para facilitar a visualização e dentro dos parênteses igual a zero ponto e vírgula e vai fazer enquanto a variável e por menor que é.

Variável planilha ponto get Cheetos abre e fecha parênteses e dentro deste laço a cada guia que o laço passar eu preciso capturar o nome.

Da Guia mas nome vai ser igual vem da planilha referenciada ponto get Cheats abre e fecha parênteses e abre e fecha colchetes e dentro dos colchetes.

Variável e que representa a guia da planilha em que o laço está fora dos colchetes ponto get get name para capturar o nome da Guia abre e fecha parênteses e fecha a linha de.

Código com ponto e vírgula e agora pessoal no meu caso tem um detalhe aqui a menu eu não quero capturar o nome então eu vou colocar um if dentro do laço for.

Abre e fecha parênteses e abre e fecha a chave podem copiar a variável nome e colocar dentro dos parênteses do IF se é variável nome ponto de exclamação igual.

Que quer dizer diferente e abre e fecha aspas duplas e dentro das aspas duplas eu vou colocar o nome da Guia que eu não quero capturar no meu caso guia menu.

Veja Também:

    Se entrou neste if eu vou colocar o nome

    Da Guia dentro da variável nome guias copia variável e cola dentro do WiFi nome guias e abre e fecha parênteses e dentro dos.

    Parênteses vai a variável nome copia e cola e fecha ele código com ponto e vírgula beleza capturamos uma lista com os nomes das guias se por acaso vocês desejarem.

    Colocar a lista em ordem alfabética vocês vão fazer o seguinte variável nome guias ponto sorte abre e fecha parênteses e ponto e vírgula No meu caso eu não vou.

    Colocar em ordem alfabética porque a lista vai ser uma lista com os nomes dos meses prosseguindo agora nós precisamos referenciar a guia da planilha onde nós.

    Vamos colocar a lista suspensa no meu caso eu vou colocar na guia menu célula B2 e volta no editor então vai guia eu vou colocar guia menu vai ser igual vem da.

    Planilha referenciada ponto get by name e fecha parênteses e abre e fecha aspas duplas dentro dos parentes e coloca o nome da Guia dentro das aspas duplas.

    E fecha a linha de código com ponto e vírgula referenciei a guia da planilha agora eu preciso referenciar a célula onde eu vou Inserir.

    A lista suspensa mas célula vai ser igual vem da Guia menu ponto get Range abre e fecha parênteses e abre e fecha aspas duplas dentro dos parênteses e dentro.

    Das raspas duplas a célula o meu caso célula b2 eu também já vou limpar esta célula então ponto cevale abre e fecha parênteses e abre e fecha aspas duplas dentro dos parentes.

    E fecha ele código com ponto e vírgula

    Ok referencie a célula na planilha e também limpei a célula próximo passo é remover a validação de dados desta célula porque.

    Nós vamos criar uma nova validação com uma nova lista então podem copiar a variável célula copia e cola variável célula quanto Clear Clear date validation para limpar.

    A valeção de dados abre e fecha parênteses e fecha a linha de código com ponto e vírgula prosseguindo agora nós precisamos verificar o seguinte verificar se tem.

    Uma lista com os nomes das guias porque pode ser que é variável nome guias esteja vazia podem copiar a variável nome guias e agora nós vamos colocar um if e.

    Abre e fecha parênteses e abre e fecha a Chaves e dentro dos parênteses variável nome guias ponto lemgt se for maior que zero vai entrar no IF que significa que nós temos uma lista neste caso nós vamos.

    Criar a lista suspensa vai LS referente a lista suspensa mais ser igual ponto New New date validation abre e fecha parênteses e ponto e.

    Vírgula próximo passo é colocar a lista de guias dentro da lista suspensa então podem copiar a variável LS Ls ponto.

    Require deixa ver qual é que vai ser a opção agora pessoal tem somente esta opção abre e fecha parênteses e dentro dos.

    Parênteses vai a variável nome guias que está com a lista que nós desejamos colocar na lista suspensa vírgula comando true e fecha o código com ponto e vírgula.

    Colocamos a lista no objeto de lista suspensa Agora eu quero fazer o seguinte permitir que o usuário selecione apenas as opções na lista então variável ls.77.

    Abre e fecha parênteses comando falso desta forma usuário vai ser obrigado a escolher uma opção da lista e fecha aquele código com ponto e vírgula criamos a lista suspenso agora.

    Precisamos colocar esta lista na célula então copiem a variável célula célula ponto abre e fecha parênteses e dentro dos parênteses vai a variável LS.

    Copia e cola e fecha nele código com ponto e vírgula beleza galera feito a função para capturar os nomes das guias e colocar em uma lista suspensa salva as alterações e agora nós.

    Precisamos permitir o script então seleciona o nome da guia e clica em executar autorização obrigatória.

    Revisar permissões detalhe pessoal esteja homologados somente em uma conta do Google Drive seleciona a conta avançado.

    Acessar macros E permitir e aguarda concluir a autorização do script execução concluída vamos ver na planilha se foi inserido a lista suspensa show de.

    Bola pessoal já tenho uma lista suspensa com os nomes das guias agora pessoal tem mais um detalhe quando a planilha for iniciada eu já quero atualizar a lista suspensa se foi inserido mais alguma.

    Guia a minha lista suspensa vai estar atualizada então de volta no editor vocês vão acessar o menu acionadores adicionar acionador eu tenho somente uma.

    Função guias teste evento da planilha tipo de evento já está correto ao abrir a planilha notificações a cada semana.

    Salvar e Aguarda a inserção do acionador coloquei o acionador na função Agora eu vou inserir mais uma guia na planilha para ver se vai colocar mais um nome na lista.

    Abriu inserir mais uma guia agora eu vou atualizar a planilha para ver se vai atualizar também a lista suspenso com os nomes das guias demora um pouquinho.

    Pessoal depois que atualizar completamente a planilha vai atualizar a lista show de bola galera foi inserido mais um nome de guia na minha lista suspensa.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=FZeruVaVVS4

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem